Aperte ESC para sair

Superando a procrastinação e encontrando inspiração regularmente

O ato de procrastinar tem sido um grande desafio para muitas pessoas e em especial para aqueles que estão inseridos em processos que exigem criatividade. O fato de adiar tarefas importantes pode impedir a realização de objetivos e gerar frustração, por isso, se utilizar de estratégicas práticas para superar a procrastinação e encontrar a inspiração é fundamental.

Para contribuir na sua jornada, separamos algumas dicas para driblar a procrastinação e manter sua produtividade e criatividade em alta.

O que é Procrastinação?

O primeiro passo é entender o que é e por que ela acontece. A procrastinação é o ato de adiar tarefas ou ações, optando por escolher tarefas menos importantes e mais prazerosas. Ela pode ocorrer por diversas razões como, medo de fracassar, falta de motivação, perfeccionismo, sobrecarga no dia a dia, dentre outros relacionados ao bem-estar físico e mental.

Embora possa oferecer uma satisfação momentânea, a procrastinação leva ao acúmulo de responsabilidades, aumento de estresse e a redução da produtividade. Por isso, identificar qual é a causa, é essencial para obter uma solução efetiva.

Tenha metas realistas e claras

Metas que estão longe do alcance se tornam um fator desencorajador para iniciar ou dar continuidade para uma ação. O grande segredo está em dividir grandes projetos em tarefas menores que caibam em prazos realistas e que não conflitem com o tempo que você tem disponível para executá-las. Metas gerenciáveis com rotinas bem estabelecidas, ajudam a manter o foco e motivação, causando sensação de vitória a cada etapa finalizada e deixa menos espaço para a procrastinação.

Por existir brechas entre as tarefas menores, existe margem para sair da atividade sem oferecer risco ao planejamento, permitindo assim que haja pequenos momentos de descontração.

Tenha um ambiente favorável

Seu local de trabalho influencia suas atividades e a sua produtividade. Manter seu local de criatividade organizado e livre de distrações, favorece a imaginação e inspiração. Utilize iluminação adequada e esteja cercado de componentes externos como música e decoração que inspirem.

Fonte: Adobe Stock

Faça gestão do seu tempo

Como já abordamos anteriormente, gerir o seu tempo é muito eficaz para manter a concentração e foco na realização de tarefas. Garantir que o seu tempo seja utilizado de forma saudável é essencial para evitar o esgotamento mental, que interfere na criatividade e, consequentemente, aumenta a distância em atingir os objetivos e metas traçadas.

Encontre o seu melhor momento

Todos nós nos consideramos mais criativos e produtivos em um determinado período do dia, seja pela manhã ou a noite, é interessante identificar quando você se sente mais disposto e concentre as suas tarefas nesse período. O respeito ao seu ritmo natural pode auxiliar em muito a sua eficiência criativa, além de permitir que você seja produtivo ao custo de menos tempo e esforços.

Busque inspiração

Não espere a inspiração surgir, procure por ela através de livros, filmes e séries, participe de eventos culturais, converse com pessoas que você admira e peça ajuda se necessário e explore tarefas e atividades que sejam novas para você. Se expor ao diferente contribui para trazer repertório para a sua criatividade.

Diga não ao perfeccionismo

Já dizia o ditado que o “bom” é inimigo do “melhor”. Ser perfeccionista é um grande obstáculo para a criatividade. É preciso lembrar que a primeira versão de sua obra não precisa ser perfeita, o importante é começar e ir aprimorando conforme necessário. O ato de aprender com os erros é enriquecedor e importante para a construção da experiência.

Pratique o autocuidado

Cuidar do seu corpo e da sua mente é fundamental para se manter produtivo e inspirado. Ações como dormir bem, ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, realizar técnicas de relaxamento como meditação ou yoga, podem auxiliar na redução do estresse e aumentar a clareza mental, afastando de vez a procrastinação.

E aí, se sentiu inspirado(a)?

Boa escrita!