
Em um processo criativo, planejar, organizar e ter controle sobre as atividades que você precisa desenvolver em um determinado tempo são essenciais. O gerenciamento do tempo pode auxiliar o escritor a atingir suas metas de escrita.
Encontrar o ritmo ideal e criar uma rotina saudável de escrita é fundamental. A escrita é uma maratona e não uma corrida de 100 metros, a cadência e a constância são importantes para alcançar a linha de chegada.
Primeiramente, tenha metas claras e atingíveis. Ao iniciar um projeto de escrita, coloque metas específicas que possam ser atingidas e principalmente mensuradas. Defina metas como número de palavras por dia, números de capítulos por dia ou datas para a entrega de determinada etapa do projeto. É de extrema importância que essas metas levem em consideração o seu dia a dia e os compromissos com os quais você tem responsabilidades.
Criar metas ousadas ou que demandam uma mudança de ritmo podem ser nocivas para a qualidade do conteúdo escrito e causar o bloqueio criativo. Por isso, é preciso sempre ter os pés no chão e celebrar a cada meta cumprida, por menor que seja a conquista.
O uso de cronograma também pode ser um grande aliado. Divida o tempo disponível para o seu projeto em etapas como escrita, pesquisa e revisão. Esses períodos devem ser exclusivos para o que se destinam. Além disso, é importante que haja consistência em seguir o programado.

Um local aconchegante para escrever pode fazer muita diferença na sua produtividade. Locais onde não é possível eliminar ou diminuir as distrações pode colocar em xeque todo o seu cronograma. Por isso, lembre-se sempre de começar eliminando as distrações menos óbvias como notificações de celulares e relógios e de definir limites claros com as pessoas que convivem com você sobre solicitações externas que possam interferir em seu processo criativo.
Aprenda a identificar em seu projeto as tarefas que precisam ser concluídas e não esqueça de separá-las, deixando as mais urgentes sempre como prioritárias dentro do seu cronograma. É muito importante planejar com atenção esta etapa para garantir que o próximo passo só ocorra após a tarefa em questão ser concluída.

De tempos em tempos, revise o seu cronograma, faça os ajustes necessários para garantir que ele permaneça eficaz na proposta de manter sua rotina de produção.
Existem algumas técnicas conceituadas que podem ser adaptadas a sua realidade e necessidade, como por exemplo a Técnica Pomodoro que compreende em criar períodos de 25 minutos de concentração intensa seguidos de pausas de 5 minutos para descanso. Dessa forma é possível canalizar o foco e sua criatividade em pequenos espaços de tempo sem que se torne algo cansativo.
A organização ajuda a diminuir o estresse e permite que os seus esforços sejam direcionados para o que é mais importante. Assim, gerenciar o seu tempo corretamente faz com que você consiga escrever de forma eficiente e garantir que suas atividades sejam realizadas dentro dos prazos estipulados, sem renunciar à qualidade.
Boa escrita!