Aperte ESC para sair

5 dicas para superar o bloqueio criativo do escritor

O termo “bloqueio criativo” ou “writer’s block” foi criado na década de 40 pelo psicanalista austro-húngaro Edmund Bergler, que na época atuava no campo da psicologia e psicanálise e explorava a relação entre criatividade e neurose.

Bergler argumentava que muitos escritores, canalizavam angústias e conflitos emocionais pessoais em seus trabalhos criativos, e que esses processos psicológicos influenciavam suas produções.

Mas o que seria o bloqueio criativo para um escritor?

Em poucas palavras, o bloqueio criativo é a experiência da falta temporária de inspiração para criar ou produzir um trabalho criativo devido a fatores internos ou externos.

Partindo do princípio de que todos nós, escritores ou não, dependemos da criatividade para a resolução de problemas, é importante levar em consideração algumas práticas que nos auxiliam a superar essa barreira.

Confira 5 dicas que separamos para vencer o bloqueio criativo de forma eficaz:

1. Faça exercícios de escrita livre

Pratique métodos de brainstorming para gerar novas ideias. Esses métodos podem auxiliar a desbloquear novas perspectivas e inspirações. Aproveite para escrever sem se preocupar com a qualidade do texto, apenas deixe fluir as informações mesmo que não pareçam fazer sentido. Isso pode fazer com que a sua mente se sinta livre e intensifique a criatividade.

2. Mude o ambiente

Fatores externos também podem ser um problema na hora de colocar a criatividade em prática. Pensando nisso, experimente escrever em um local diferente do habitual. Às vezes, o contato com outras pessoas e lugares, com estímulos auditivos e visuais diversos, podem melhorar sua criatividade e trazer novas perspectivas sobre um determinado assunto. 

3. Leia 

As vezes a falta de inspiração pode ser resultado da pouca exposição a novas ideias e conteúdo. O ideal é consumir uma variedade de conteúdos, mesmo que elas não tenham relação direta com o que você produz. A leitura é uma fonte infinita de inspiração. Explorar outros gêneros, autores e estilos de escrita contribuem para enxergar novas possibilidades e instigar a sua criatividade.

Foto: Adobe Stock

4. Pratique o autocuidado

Os fatores internos são grandes vilões quando se trata de bloqueio de criatividade. Estresse, cansaço e desmotivação estão ligados diretamente com a falta de inspiração criativa. Incluir cuidados como hidratação, atividade física regular, sono reparador e lazer são de extrema importância para se manter bem fisicamente e mentalmente.

Faça pausas regulares durante o processo de escrita e reserve um tempo de qualidade para você durante essa jornada.

5. Crie uma rotina e estabeleça metas

Criar uma rotina durante o processo criativo vai centrar suas atividades sem causar o sentimento de sobrecarga sobre você. Definir pequenas metas durante o trajeto também pode deixar claro os seus objetivos e contribuir com o foco e a motivação durante as etapas do seu projeto.

Diante de tudo que abordamos, lembre-se de que o bloqueio criativo faz parte do processo de criação e não deve ser encarado com uma dificuldade ou uma inaptidão. Participar de grupos, workshops e comunidades de autores também é uma excelente forma de trocar experiências e se motivar. 

Assim como outras habilidades, a criatividade pode ser treinada e aprimorada e cabe a você, identificar quais as melhores formas de destravar o seu potencial de escrita.