Aperte ESC para sair

5 elementos essenciais para um bom livro de fantasia

A fantasia é um gênero literário amplamente apreciado por ter a habilidade de transportar os leitores para mundos fantásticos, repletos de magia, criaturas fantásticas e jornadas de tirar o fôlego, que despertam a imaginação e a curiosidade.

Apesar de possuir uma lista extensa de vertentes, como fantasia épica, histórica, urbana, dentre outras, alguns elementos são comuns entre eles, podendo aparecer com maior ou menor intensidade, dependendo da história e da abordagem do autor. Conheça:

Mundo intrigante e bem desenvolvido

Um universo bem construído é fundamental para transportar o leitor para dentro do livro.  A riqueza de detalhes vai alimentar a imaginação e garantir que a história seja entregue da melhor forma. Em fantasia, é comum conhecer elementos desse universo, como geografia, fauna, flora, costumes e povos. Essas informações contribuem para a imersão e contribuem para ditar o ritmo dos acontecimentos.

Magia e criaturas

Já considerada como um elemento primordial, a magia está enraizada na fantasia. Criaturas mágicas e outras entidades também podem estar presentes para garantir os elementos imaginários, como por exemplo, dragões, elfos e sociedades secretas. Esses elementos são fundamentais para tornar o impossível em algo possível e garantir todas as ferramentas para tornar o universo da obra em algo complexo e intrigante.

Foto: Adobe Stock

Herói e personagens cativantes

Os personagens são o coração de qualquer obra. Eles são os responsáveis por desenvolver o universo em que estão inseridos e toda a trama da história. São capazes de trazer a complexidade das escolhas e das consequências das ações, criando uma sensação de autenticidade para a fantasia. A jornada dos personagens permite que os leitores acompanhem todo o seu amadurecimento, criando um vínculo pessoal e particular, contribuindo para uma experiência de leitura inesquecível.

Conflitos e temas universais

Assim como em outros gêneros literários, no livro de fantasia também pode oferecer embates e conflitos entre forças do bem e do mal. Seja através de grandes batalhas ou tramas políticas, o enredo da fantasia apresenta conflitos com reviravoltas e desfechos de tirar o fôlego. Esses conflitos são regados a temas universais como amizade, coragem, poder, vingança e redenção, oferecendo uma camada extra de profundidade a trama.

Foto: Adobe Stock

Evolução e desfecho

As fantasias são marcadas por enredos bem construídos e com uma evolução que prende a atenção do leitor. As reviravoltas inesperadas, o suspense, o desenvolvimento dos personagens e a escalada da trama são comuns nesse gênero, assim como uma conclusão satisfatória, que conclui a trama ou deixa pontas soltas para uma continuação.

Vale lembrar que esses são somente alguns dos elementos presentes em um livro de fantasia. Como esse gênero literário expande a liberdade de criação, cabe ao escritor definir o que é interessante e importante para o desenvolvimento do seu material. Além disso, o escritor precisa compreender que essa liberdade criativa exige um enredo original e envolvente, com personagens e conflitos bem desenvolvidos e inovadores e reviravoltas surpreendentes para cativar o leitor.

Boa leitura!