Aperte ESC para sair

Romances que Inspiraram Filmes de sucesso

É fato que a televisão e o cinema adoram adaptar um bom livro. Seja pela história original ou pelo sucesso alcançado entre leitores, um dos gêneros mais adaptados são os romances.

As adaptações, quando bem-feitas, resultam em sucesso de bilheteria e impulsionam a venda dos livros originais. Essa dobradinha permite alcançar públicos distintos, garantindo um lugar especial no coração dos apaixonados pela sétima arte.

No conteúdo de hoje vamos falar sobre algumas adaptações que conquistaram o público e tiveram suas origens nos livros.

Confira alguns deles!

1. Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Publicado em 1813, este clássico da literatura inglesa explora temas como classe social e moralidade, foi adaptada para o cinema em 2005 e foi amplamente aclamada pela crítica e pelo público. Com nomes como Keira Knightley, Matthew Macfayden e Rosamund Pyke, o filme foi dirigido por Joe Wright alcançou mais de USD 121 milhões mundialmente.

Apesar de ser um dos mais recentes, a obra de Jane Austen já conta com mais de 17 adaptações, sendo a mais antiga de 1940.

2. Diário de uma paixão (Nicholas Sparks)

O romance publicado em 1994 por Nicholas Sparks foi inspirado na história dos avós de sua esposa, que eram casados há 60 anos quando os conheceu. A história que se passa após a Segunda Guerra Mundial, contou com Rachel McAddams e Ryan Gosling como protagonistas e direção de Nick Cassavetes.

Com USD 115 milhões em bilheterias, a obra também foi adaptada em um musical. Rumores citam uma adaptação em andamento para uma série de tv.

3. Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

As tragédias muitas vezes são usadas como plano de fundo para romances. Além de autora, Jojo Moyes também foi a roteirista responsável por transportar a sua história das páginas para as telonas. Com Sam Claflin e Emilia Clarke como protagonistas, o filme foi dirigido por Thea Sharrock e alcançou a marca expressiva de USD 208 milhões.

4. O Diário de Bridget Jones (Helen Fielding)

Em 1996 era publicado esse romance contemporâneo que demonstrou as ansiedades e desafios de uma mulher solteira de 30 e poucos anos com muito humor e situações cotidianas. O filme foi adaptado em 2001 e foi sucesso de bilheteria, fazendo Bridget Jones um ícone cultural.

A obra alcançou a marca de USD 280 milhões, com direção de Sharon Maguire, estrelado por Renée Zellwager, Colin Firth, Hugh Grant, Jim Broadbent e Gemma Jones. As adaptações renderam outros dois filmes, que somados garantiram mais USD 490 milhões de bilheteria. Mais um título da franquia está previsto para 2025.

5. A culpa é das estrelas (John Green)

Publicado em 2012, o livro aborda o romance com temas profundos de maneira acessível e tocante. O filme, adaptado em 2014, captou a essência do livro e foi elogiado por sua fidelidade ao material original, emocionando várias audiências pelo mundo. Sua bilheteria alcançou a marca de USD 307 milhões, graças a qualidade da adaptação, da direção de Josh Boone e do casal protagonista Shailene Woodley e Ansel Elgort.

O autor possui outras adaptações, mas A culpa é das estrelas é a sua cereja do bolo.

Existem diversos outros títulos e autores que poderíamos citar. Seja para ficar abraçadinho ou chorar litros, os 5 títulos são excelentes opções para quem adora uma boa adaptação de romances para as telonas.

Boa sessão!